11 abril 2023

4 passos para começar fazer skincare todos os dias

 Oi gente! 

É comum ver vídeos em redes sociais de pessoas realizando seu skincare e compartilhando seus passos de autocuidado. Apesar de ser uma inspiração e uma motivação, algumas pessoas ainda não segue nenhum dos passos básicos de cuidados com a pele e isso pode gerar algumas consequências, tais como: envelhecimento precoce, manchas escuras na pele, como os melasmas, acne, rosácea, e o mais perigoso, o câncer de pele. Engana-se quem pensa que é preciso ter produtos extremamente caros ou muito tempo para cuidar da pele. Pelo contrário, são passos básicos, que você pode fazer em poucos minutos durante a sua rotina, mas que vão proteger sua pele das agressões que sofre durante o dia a dia e a longo prazo. Saiba quais são eles:

Limpar a pele: esse passo é fundamental para retirar a maquiagem, resíduos de maquiagem, células mortas, poluição e sujeiras que se acumulam ao longo do dia. Você vai precisar de um sabonete específico para o seu tipo de pele, faça a higienização de manhã e na hora do banho e/ou antes de dormir. Se você tiver mais tempo e quiser investir em mais produtos, você pode investir em uma água micelar, que contém micelas que são moléculas que limpam e removem impurezas, partículas de oleosidade e também demaquilam e tonificam a pele. 

Hidrate: não importa se sua pele é oleosa ou mista, você deve hidratá-la todos os dias. E isso não deve ser feito somente com o hidratante, como tomando bastante água. Muitas pessoas, principalmente as donas de pele oleosa, pulam essa etapa por pensar que hidratando a pele, ela ficará mais oleosa. Só que acontece justamente o contrário, ao hidratar a sua pele com os produtos certos, sua textura melhora e a produção de sebo em excesso não acontece. Afinal, muitas vezes essa produção acontece para suprir a ausência da hidratação.

Protetor solar: esse é um dos passos mais indispensáveis. Usar o protetor solar é essencial para prevenir problemas provocados pela exposição sem proteção, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce, queimadura solar e manchas que podem ocorrer ao longo do tempo. 

Esfoliação: a esfoliação remove as células mortas da superfície da pele e descongestiona os poros. Faça a esfoliação uma vez na semana ou a cada quinze dias para garantir uma limpeza na pele mais profunda.

Dicas extras: 

Troque a fronha do seu travesseiro semanalmente: se puder, troque pelo menos duas vezes na semana. O óleo do nosso rosto e cabelo ficam depositados no tecido e podem prejudicar a saúde da pele.

Evite exposição solar em horários de alta radiação: ou seja, entre 10h e 16h. Isso é ainda mais importante no verão, ou se precisar sair, use o protetor solar e também peças de roupa que criem uma barreira extra contra a radiação, como bonés e viseiras, camisas com mangas longas de proteção UVA e UVB.

Não guarde seus produtos no banheiro: por conta da umidade, os nossos produtos ao ficarem no banheiro são suscetíveis a criarem mofo. Sendo extremamente prejudicial. O ideal é organizar os produtos em uma penteadeira ou se não tiver uma, na sua mesa de cabeceira, cômoda ou no próprio guarda-roupa. 

Alimentação saudável: elas não vão ajudar somente a sua pele, como vários fatores importantes, como evitar riscos de diabete, inchaço, flacidez, agravamento de doenças cutâneas, crises inflamatórias e outros.


Você tem uma rotina de cuidados com a pele? Conta pra gente!


Até a próxima!

Beijos. 

2 comentários:

  1. Eu amo fazer skin care, já faz parte da minha rotina, não vivo sem!
    Suas dicas foram valiosas!

    Beijo
    https://www.blogdathaiara.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adorei o post e as dicas. Confesso que com a correria do dia a dia quase não me sobra tempo para seguir uma rotina de skincare, mas sempre que consido um tempinho amo cuidar da pele.

    Pinkiss
    by:Renata Princess

    ResponderExcluir