25 dezembro 2015

O Natal ao redor do mundo

Oi gente!
Hoje é Natal e eu não resolvi colocar o que fizemos na ceia de natal de casa, ou alguma dica do tema, textos natalinos, etc.
Resolvi compartilhar uma curiosidade... Como é comemorado o Natal ao redor do mundo?
Vamos conferir?


"O Natal é uma festa comemorada no mundo todo. Não importa o idioma, cada país segue uma tradição ou adota lendas e costumes festivos desse evento universal. "



Brasil:
Aqui não pode faltar a árvore de Natal, luzes, guirlandas e o presépio que representa o nascimento de Jesus Cristo. O Papai Noel também está em todos os cantos do país, desde escolas até os shoppings e centros comerciais. A ceia ocorre na noite do dia 24 para o dia 25, quando também acontece a troca de presentes entre os familiares e amigos, que pode ser feita com amigo secreto ou amigo oculto, o que torna a festa uma grande brincadeira. Famílias e amigos se juntam para comer, beber, dançar e celebrar a vida.


Portugal:
A comemoração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. Os fiéis vão à Igreja para a cerimônia, voltando para suas casas onde se reúnem para a “consoada” como é chamada a ceia especial servida depois da missa.


Estados Unidos:
Em novembro as casas, ruas e praças já ficam enfeitadas com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de dezembro abrem os presentes.


Disney World:
Além da decoração, iluminação e um show especial, o destaque fica por conta da parada natalina, onde personagens entram em contato com o público para desejar um Feliz Natal e posar para fotos. No parque Magic Kingdom, é realizada a Festa de Natal do Mickey com diversos personagens com roupas típicas natalinas. O Castelo da Cinderela é iluminado com 200 mil luzes brancas brilhantes.


África do Sul:
O natal acontece durante o verão. Devido ao calor, os sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre e a ceia de natal acontece no jardim ou no quintal. As tradições como a árvore de natal e presentes são quase que obrigatórias. Em todas as cidades há corais que fazem apresentações à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. A parte mais importante da celebração do Natal é uma oferenda que cada indivíduo ou família faz na sua igreja, uma "oferta de amor" como um presente para Jesus.


Alemanha:
As celebrações de Natal acontecem dia 06 de dezembro, dia em que as crianças recebem presentes em seus sapatos, que são deixados na noite de 05 de dezembro, na porta de suas casas. Se a criança não se comportou durante o ano, recebe varas ao invés de brinquedos. Os pinheiros são enfeitados e deixam as praças e demais cantos da cidade lindos e mágicos. O almoço do dia 25 marca o auge das celebrações com pratos típicos, biscoitos natalinos e vinho quente.


Austrália:
Muitas pessoas comemoram o Natal na praia e os presentes são trocados na manhã do dia 25. Em muitas praias australianas, o Papai Noel chega numa prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas.
Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal, nas praças para cantar canções natalinas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.


Áustria:
No dia 05 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que pune as crianças más. Nesta data, as pessoas saem às ruas fantasiadas, batendo umas nas outras.
De todas as cidades da Europa, Viena é a que tem a temporada mais festiva e procurada. Tudo porque a cidade se transforma em um lugar encantado, com mercados natalinos por todos os lados, luzes e decorações brilhantes. Sem contar as apresentações de coro do mundo inteiro que se exibem em diversos pontos da cidade.


Bélgica:
Existem duas celebrações diferentes de Natal na Bélgica:
Aqueles falam francês, o Pere Noel visita as crianças no dia 04 de dezembro junto com seu companheiro Pere Fouettard. Neste dia eles determinam se as crianças têm se comportado, e dependendo da resposta, no dia 06 de dezembro eles retornam com doces ou galhos. Nesse mesmo dia, é feita a celebração religiosa e a maioria das famílias passa o dia na igreja e depois vão pra casa para a festa de São Nicolau.
Quem fala flamengo ou holandês, as crianças recebem o St. Niklaas no dia 06 de dezembro para presenteá-las.


Costa Rica:
O foco principal da celebração no Natal é o presépio. As famílias muitas vezes têm presépios grandes e elaborados em suas casas. Em 15 de dezembro em San Jose é celebrado o “Festival de la Luz”, o desfile com carros cheio de luzes e cores.


Dinamarca:
A Dinamarca não só celebra a ocasião com alimentos, mas também o mal. Dinamarqueses acreditam que um duende travesso chamado Nisse pode aparecer caso as pessoas se esqueçam de deixar uma tigela de pudim de arroz para ele, caso contrário, não serão defendidas contra o mal.


Escócia:
O Natal é a maior festa da temporada de férias que vai até o Ano Novo, este feriado é conhecido como Hogmanay. As famílias têm o costume (na véspera de Natal) de deixar algo queimando, seja numa lareira ou fogueira, na esperança de que isso irá assustar os elfos traquinas que querem causar problemas nos lares.


Espanha:
O Natal começa no dia 22 de dezembro quando é realizado o sorteio da Loteria de Natal, que é o sorteio mais importante do mundo. Em vez de acreditar que o Papai Noel era o portador de presentes, as crianças espanholas acreditam que os Três Reis Magos irão trazer os presentes no dia 06 de janeiro. Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais excêntricas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão"), onde as pessoas usam um tronco oco para encher de doces durante todo o mês de dezembro, e no dia 25 o tronco é espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu". A maioria dos bares, cafés e restaurantes não abrem no Natal.


Finlândia:
Na época do Natal, as pessoas costumam passear num trenó de renas. Em Helsinque, as ruas são enfeitadas com arcos de luzes e vitrines reluzentes. Sem contar que é possível visitar a terra do Papai Noel na Lapônia, considerado um dos lugares mais belos do planeta, e onde a cultura do Natal é considerada a mais forte do mundo. A tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos e aproveitarem uma sauna.


França:
As tradições natalinas francesas não são muito diferentes das demais no quesito festividade, com feirinhas natalinas e concertos nas igrejas. O que diferencia é o costume que os franceses têm da prática chamada reconciliação do Natal: No dia 25 de dezembro, a pessoa vai até a casa de um inimigo para fazer as pazes com ele.


Grécia:
A celebração do Natal na Grécia é focada principalmente nas festas, ao invés de dar presentes para cada membro da família, as pessoas doam presentes para hospitais e orfanatos. Durante os doze dias de Natal as famílias gregas acreditam que duendes podem vir a Terra para causar danos, e para tentar afastar a má sorte, os gregos colocam um pequeno pedaço de manjericão em volta de uma cruz de madeira, que é mantido em uma tigela de madeira.


México:
O mais comum são as festas tradicionais chamadas de “posadas”, que contam a história de José e Maria, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. O que não pode faltar nesta festa é a Piñata, uma brincadeira em que um pote cheio de doces é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.


Holanda:
A Holanda tem uma tradição polêmica: A festa do Zwarte Piet (Pedro Preto), que seria o ajudante negro do Papai Noel. No dia 05 de dezembro as pessoas pintam o rosto de preto, usam perucas e desfilam nas ruas. Para aqueles que vivem em Amsterdã, São Nicolau chega novembro num barco com seu companheiro, Zwarte Piet (Pedro Preto). As pessoas vão para o cais para ver a chegada do barco e assistir São Nicolau montar em um cavalo branco e seguir pelas ruas num desfile.
Em 06 de dezembro as famílias celebram e as crianças encontram seus sapatos que tinham sido deixados com feno e açúcar na noite anterior cheios de doces. Os holandeses também celebram o Natal em 25 de dezembro e o dia de Reis em 06 de janeiro que marca o fim de todas as celebrações.


Hungria:
A celebração de Natal começa no início do mês de dezembro, quando Mikulas visita as crianças, acompanhado por um menino vestido de preto com chifres do diabo segurando uma chave feita de galhos. As crianças que foram desobedientes ganham um tapinha e as que se comportaram recebem um pequeno presente. Os presentes deixados sob a árvore são trazidos pelo menino Jesus e os anjos que o acompanham. Eles são abertos na véspera de Natal antes de ir para a Missa do Galo.


Bulgária:

Na véspera de Natal uma grande festa é preparada, com pelo menos 12 pratos individuais que representam cada mês do ano. Nenhum destes pratos pode conter carne. No dia de Natal as famílias búlgaras se reúnem em volta do fogo para comer salsicha de sangue e fazer desejos para o próximo ano.



Inglaterra:
O país comemora o Natal há mais de 1000 anos. A família toda deve estar reunida na hora da ceia. Presentes de natal, árvores decoradas e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra do que em qualquer outro país do mundo.


Itália:
O Natal é ligado ao significado religioso, às famílias costumam assistir a Missa do Galo celebrada a meia noite no Vaticano. As ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro com diversos espetáculos musicais em vários pontos das cidades. Mas lá o Papai Noel tem uma concorrente, a Befana que visita às casas no dia 05 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Segundo a lenda, isso é devido ao seu arrependimento por não ter ajudado aos Reis Magos, quando eles foram visitar Jesus.


Palestina:
Em Belém (a cidade onde Jesus Cristo nasceu), o Natal é comemorado com peregrinação para visitar a Basílica da Natividade que fica na Praça da Manjedoura. Os peregrinos se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: Apenas pão preto acompanhado de vinho. Dentro da igreja, há uma estrela marcando o ponto exato onde o nascimento ocorreu.


Japão:
O Natal é cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. Embora somente uma minoria da população seja católica, os cristãos japoneses comemoram o Natal com a ceia, a árvore decorada e a troca de presentes na noite de 24 de Dezembro.


República Tcheca:
A celebração do Natal começa dia 06 de dezembro com a chegada de São Nicolau e termina dia 06 de janeiro com a visita dos Três Reis Magos. São Nicolau, desce dos céus em uma corda de ouro acompanhado por um diabo carregando um chicote e um anjo. Enquanto São Nicolau dá presentes para as crianças boas, o diabo com o chicote distribui varas para aqueles não se comportaram bem.
Parte da celebração é um jejum que ocorre durante um dia inteiro antes do jantar de Natal.


Rússia:
O Natal é comemorado no dia 07 de janeiro. Durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas do país e substituídas por árvores de Ano Novo. É comum orar e jejuar do dia 06 de janeiro, que é a sua véspera de Natal. Após o aparecimento da primeira estrela no céu as famílias se juntam para uma grande refeição que consiste em um prato para cada uma dos doze apóstolos.


Suécia: 
O espirito natalino começa no dia 06 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas e trocam por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25 de dezembro. Nos países escandinavos, o natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia. Neste dia é feita uma procissão por diversas cidades do país com uma tocha acesa. No dia 25 de dezembro é costume enterrar uma semente de cevada. Quando chega a germinar, é presságio de boas colheitas.


Fonte de informações e inspirações: Tudo Para Viajar.



E ai, qual tradição natalina você mais gostou? Comente!




Espero que gostem... Feliz Natal, até a próxima!
Beijos. 

72 comentários:

  1. Eu adorei a tradição da França, todo o mundo poderia seguir isso, né? Reconciliação, não só no natal, deveria ser obrigatória, haha
    Tem o último post de Natal lá no blog, dá uma olhada!
    Amei seu blog, sucesso com ele!
    Um beijo, feliz natal!
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Super interessante post, gostei muito de saber... Achei um pouco estranho como os Sul-africanos comemoram o Natal... e um pouco assustador os dinamarquês. Beijos e Feliz Natal!

    http://luceliam2012.blogspot.no

    ResponderExcluir
  3. Seja em qualquer lugar do mundo, o importante mesmo é estar junto de quem mais gostamos.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Que ,lndo, amei tudo.
    Feliz natal para vc e muitas felicidades.
    Tem um super sorteio no meu blog com varias makes.
    Corra e participe.
    Beijinhos da Lu,
    Blog Estilo. Quem tem?

    ResponderExcluir
  5. A maioria das coisas eu não sabia, mas amei saber essas curiosidades. Feliz Natal!
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oiie minha linda!!!Amei seu blog totalmente!!!Amei o post amo conhecer a cultura de outros lugares!!!que blog lindo você tem !!!
    já estou seguindo você amiga!!!muito sucesso!!!Passa lá no blog sempre que quiser é uma honra ter sua visita!!!beijos!!
    http://blogfuxicabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Linda uma bela pesquisa, mas vejamos a fundo do que realmente esta por trás de tudo isto!... Um big bj recheado de carinho....

    Obviamente, as festas de fim de ano são marcadas por muita conduta degradante. Por mais perturbador que isso seja, alguns talvez achem que devem realizar tais celebrações por respeito a Deus e a Cristo. O desejo de agradar a Deus é elogiável. Mas será que Deus e Cristo realmente se agradam das festas natalinas? A origem do Natal

    A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) reconhece: “A data do nascimento do Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês . . . Segundo a hipótese sugerida por H. Usener . . . e aceita pela maioria dos peritos hoje em dia, designou-se ao nascimento de Cristo a data do solstício do inverno (25 de dezembro no calendário juliano, 6 de janeiro no egípcio) porque, nesse dia, à medida que o sol começava seu retorno aos céus setentrionais, os devotos pagãos de Mitra celebravam o dies natalis Solis Invicti (aniversário natalício do sol invencível). Em 25 de dez. de 274, Aureliano havia proclamado o deus-sol como o principal padroeiro do império e dedicou um templo a ele no Campo de Marte. O Natal surgiu numa época em que o culto ao sol era particularmente forte em Roma.”

    A Cyclopœdia de M’Clintock e Strong diz: “A observância do Natal não foi divinamente instituída, nem se origina do N[ovo] T[estamento]. O dia do nascimento de Cristo não pode ser determinado pelo N[ovo] T[estamento], nem, deveras, por qualquer outra fonte.”

    “Vão engano”

    Em vista do que foi considerado, devem os verdadeiros cristãos participar das tradições do Natal? Agrada a Deus misturar Sua adoração com crenças e práticas dos que não o adoram? O apóstolo Paulo deu o seguinte aviso em Colossenses 2:8: “Acautelai-vos: talvez haja alguém que vos leve embora como presa sua, por intermédio de filosofia e de vão engano, segundo a tradição de homens, segundo as coisas elementares do mundo e não segundo Cristo.”

    Ele também escreveu: “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial [Satanás]? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo?” — 2 Coríntios 6:14, 15, nota, NM com Referências.

    Em vista das irrefutáveis evidências disponíveis... Em harmonia com as Escrituras, esforçam-se a praticar “a forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de . . . Deus”, por manter-se “sem mancha do mundo”. — Tiago 1:27.

    ResponderExcluir
  8. OMG! amei esse post, achei super diferente <3
    Seu blog é lindo, seguindo aqui flor, e obrigado pela visita

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lady! Que post lindo e criativo, adorei saber mais sobre como o natal é comemorado em cada cultura diferente. Acho que a que mais me agrada, é a de Portugal <3
    Tenha um ótimo fim de semana e boas festas! Beijo!

    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  10. Você me fez viajar nesse post! O caminho todo iluminado da Bulgária, ficou muito show! Ahhh que lindo... As luzes, a decoração *--* O bacana é que as cidades, estados e países ficam todos enfeitados nessa época maravilhosa. Feliz natal, e ano novo. Que Deus abençoe você, sua família e seus amigos. Muita saúde, paz, alegria...
    Beijos, fica com Deus, e sucesso com o blog.
    Post novo: www.lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Juro que sempre tive essa curiosidade! Na boa, ahhaha
    Adoro posts assim, amo o natal e esse clima todo
    xoxo ♥
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a da África do Sul, França, Inglaterra e Grécia. Adorei saber a origem dos biscoitos natalinos e o Natal ao redor do mundo!
    Beijos
    O Mundo de Marina

    ResponderExcluir
  13. quantas informações legais , adoreii saber .. bjosss

    http://www.lidiadantas.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, adorei conhecer o natal de outros países!
    Beijos
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que diferentes!!! Tenho muita vontade de passar o Natal na Alemanha ou na Holanda! Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leidiana,gostei de saber de todas estas curiosidades sobre o Natal,confesso que desconhecia todas estas tradições!! Espero que tu tenhas tido excelentes festas natalícias,desejo tudo de bom para ti!! http://anitanamusica.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. Oi Leidy,
    ADOREI as fotos de natal dos países!!
    Eu gosto muito daquelas cidades onde todas as casas são enfeitadas do lado de fora inclusive sabe?!

    ACHOO LINDO, ACHO QUE TRÁS ESPERANÇA eheh

    Beijos, Pati
    www.paticousseau.com

    ResponderExcluir
  18. Interessante seu post, a tradição que mais gostei foi da Inglaterra, rs.
    beijos.
    Julieta sem Romeu

    Se inscreva no meu canal no Youtube!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que fotos lindas <3 Eu amo o natal! Parabéns pela postagem!

    Meu novo projeto finalmente saiu, e eu te espero para conhecer e dizer o que achou. <3 Beijooooos!
    http://anaportoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa! É incrível como o Natal é contagiante. Tudo muito lindo e iluminado!

    Amei o post amor, é super legal ver como foi em cada lugar.
    Desejo de Sonhar

    ResponderExcluir
  21. Nossa, super amei seu post. Sempre tive vontade de passar o natal num lugar que tivesse neve sabe?
    De todos eles eu amei o natal dos Estados Unidos. Pelo que vejo em filmes eles capricham muito na decoração e tem neve. Festa super familiar, muito lindo.
    E você de qual dos natais ai acima, gosta mais?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Foi interessante saber um pouco sobre o que acontece no Natal ao redor do mundo, achei legal o da África do Sul :) Ótima postagem!

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Leidi!
    Adoro decoração de Natal e amei ver estas, de cada lugar do mundo. Todas as construções ficaram lindíssimas, adorei as fotos que você selecionou. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Não sabia que as comemorações natalinas começavam antes em alguns países! Que demais!
    Beijão, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  25. Poxa que interessante! Ja pensou passar o natal na Disney? Deve ser tão lindo <3 beijos
    http://www.1001rolesemsp.com/

    ResponderExcluir
  26. Bem interessante o post, não sabia de tudo isso! Adorei.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  27. Oie,

    Que bacana esse post!! Não sabia de nada disso ahaha
    Aqui onde eu moro as pessoas já quase não comemoram mais o natal ou enfeitam suas casas.. Fico imaginando como deve ser gostoso nesses outros países.

    Beijos.
    www.arte-em-prosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá tudo bem ?
    Adorei ver como são as coisas ao redor do mundo, eu só conhecia o da Disney e o da Argentina, gostei das imagens também.
    Estou seguindo seu blog.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  29. Nossa Lady,achei interessantíssimo o post! Eu realmente não sabia que na alemanha os presentes as crianças eram dados no dia 5. Gostei da comemoração na dinamarca ♥.
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Essa tradição da França de ir até a casa do inimigo e pedir perdão é fantástica!Se fosse assim em todos os lugares teriamos mais paz!!
    bjs
    http://gleisecaires.blogspot.com.br/
    http://esposasintercessoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. adorei o post flor, muito bom saber sobre o natal em outros lugares! ahahah
    mil beijos ♥

    dicasdagabibrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Que post + bacana!!! É tão bom aprender as semelhanças e diferenças entre as diversas culturas. Amei a da Espanha, com os presentes sendo dados no dia 06/01.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  33. Que bacana! Adoro Natal, acho uma época linda!!! Aproveito pra te desejar um Ano Novo excelente!!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  34. Leidiana gostei muito deste post, as decorações são tão bonitas, que e dificil dizer qual é o melhor querida :D
    adorei da Palestina, ficou muito criativa querida :)
    Seleccionei o seu blog para uma tag, veja no meu blog, e se responder avise para ler as suas respostas :D
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

    ResponderExcluir
  35. Vários lugares diferentes, mas todos celebrando, isso é que é lindo xD

    Beijão!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  36. Oiiii Lady *-*

    Quanta informação legal!

    Retribuindo a visita no Blog :)
    Seguindo por aqui tb!

    Beijinhos, flor

    projetoapartamento204.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Todas sao maravilhosas mas a Disney arrasa então EUA
    Tem um super sorteio rolando no blog e vc não pode ficar de fora.
    Várias makes, paleta de sombra, paleta de corretivo, rímel, bb cream e muito mais...
    Venha conferir.
    Blog Estilo.Quem tem?
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito do teu post!
    http://sedaecaxemira.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  39. Floooooooooooooooooooooor!!
    Que post incrível!!!
    Jesus! Que fts lindas *.*
    O que é aquilo em Portugal, Rússia, Palestina, Bulgária e México?
    Me ganharam, nossa <3

    Beijo grande ;)
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  40. adorei o post e saber um pouquinho mais da tradição de cada país!
    e esses enfeites gente? que coisa mais linda!
    dá vontade até de passar o natal em diferentes países!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  41. Adorei o post, sou de Portugal e noto que a tradição da missa do galo está cada vez mais a diminuir, já não são tantas as pessoas que vão, o que é uma pena.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  42. Gente que show! adorei esse post, a cada país é um Natal mais lindo.♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  43. Dani, adorei o seu post, é incrível vermos as diferenças de cultura, como cada país tem a sua particularidade em comemorar o Natal. Meu irmão mais novo esta na Alemanha fazendo intercâmbio e me falou que lá é diferente mesmo, adorei o post. Beijo e Feliz Ano Novo.

    http://www.graziivs.com/
    Instagram: @GraziiVS
    Twitter: @GraziiVS
    Snapchat: GraziiVS

    ResponderExcluir
  44. Que postagem maravilhosa, é de encher os olhos, todos os lugares estão lindos, tenho muita curiosidade em conhecer a Finlândia.
    Beijos
    muraldagabs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. lugares lindos, mas igual a disney não tem! <33333333333
    meu sonhoooooooo *-* http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  46. Lady, acho que essa é a postagem mais interessante que já li em meus poucos meses de blogger. Vou até favoritar pra mostrar pro meu namorado! Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2015/12/texto-idas-e-vindas.html

    ResponderExcluir
  47. nossa, cada lugar lindo! queria mt estar viajando pra fora nessa época de natal, passar num outro lugar pra ver como é, adorei ver as decorações

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  48. Mds que coisa mais linda :O :3 <3
    Gostaria muito de passar meu natal na Inglaterra, deve ser a coisa mais linda de se ver *-*
    Beijos <3
    http://garotasnaamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. O post com os cachorrinhos no inicio é pra gente se derreter né?! *-*
    A missa do galo é televisionada né?! Acontece em outros lugares também além de Portugal (eu acho kkkk).
    Nos Estados Unidos deve-se pagar pouco na conta de luz por que haja pisca-pisca pra esse povo nessa época do ano kkkkk Lá deve ser mais interessante por que faz frio e neva, o que lembra muito mais o natal.
    Eu não comemoro o natal, mas confesso que gosto bastante das luzes, aí juntando o fato de que meu sonho é conhecer a Disney, então, da pra concluir que provavelmente vendo o castelo da Cinderela eu desmaiaria kkkkkkkk <3 <3 é muito amor. Simplesmente.
    O natal na Alemanha dura 20 dias? :O E na Áustria esse negócio de as pessoas bater umas nas outras? hahahahahahah Muito legal a ideia de doar presentes, a Grécia mostrou solidariedade pelo jeito.
    Enfim, gostei de saber mais sobre as festividade ao redor do mundo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  50. Que lindooos!

    Beijos,
    Blog Jéssica Alves ♡ | meu insta: @jessicar4ujo

    ResponderExcluir
  51. Que lindooos!

    Beijos,
    Blog Jéssica Alves ♡ | meu insta: @jessicar4ujo

    ResponderExcluir
  52. Olá, querida Lady!

    Tudo bem?

    Teus posts têm sempre tanto conteúdo e interesse!

    Resumindo e pelo que li, o Natal em todos os países tem muito encanto, cada qual a seu jeito.

    FELIZ ANO NOVO, SOBRETUDO COM PAZ, SAÚDE E AMOR!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  53. Super amei o post, parabéns. Boas festas viu flor. Já estou seguindo teu blog. beijos

    http://blog-da-ketty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Olá amigaa!! =)
    Amava passar o natal no japão, tudo tão lindo e cheio de cores!!
    adoreii o post!!
    Feliz 2016, que esse ano seja de muita paz,amor, saúde e cheio de realizações!!
    beeijos;*
    www.harumiholanda.com

    ResponderExcluir
  55. Lindos!
    O natal é uma data mágica e, não importa de que jeito, o importante é comemorar e celebrar o nascimento do menino Jesus.

    bjO e Feliz Ano Novo!!!

    Daniella Dias

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Blog Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  56. Bem legal conferir a diferença em vários lugares né amiga?
    Adorei o post e gostei de ver as árvores, a decoração.
    Feliz ano novo!
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier / Já conferiu minhas compras de dezembro?

    ResponderExcluir
  57. Saudades, sumida!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Adorei, muito legal, Portugal é mais religioso, a missa na cidade da minha mãe foi as 10:00 *.*
    beijos
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  59. Um lugar mais lindo que o outro, me apaixonei!
    Quero te desejar um ótimo 2016, beijinhos ♡

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  60. O Natal é lindo em todos os lugares mesmo, meu sonho é ir em NY nessa época
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  61. Que post interessante!!! Amei o dos EUA. *-*

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  62. todos lindos demais!! imagina poder desfrutar de todos esse natais? que magico que não seria
    feliz 2016 de muita paz e saúde.
    beijos ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  63. QUE POST MARAVILHOSO! Sério, minha flor, que maravilha conhecer mais sobre os outros Natais! hehehehe O da Finlândia e da Áustria me encantam demais, assim como todos os outros. <3 Nem vou me estender no meu comentário, a magia do Natal nunca se vai, só em ler este post depois de Ano Novo, revivi toda a magia do Natal novamente. Muito obrigado por proporcionar tamanho prazer e inspiração. <3 Grande beijo e um ótimo 2016!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  64. Olá...
    Que post, legal, gostei de ver essas curiosidades, sobre o natal ao redor do mundo...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  65. Amei o post, fotos lindas demais, eu adoro essa época do ano e poder ver como fica cada lugar do mundo com essa decoração é super legal, acho encantador como essas luzes são capazes de dar uma sensação de felicidade.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
  66. Que interessante, muito bacana saber como é comemorado o natal em outros países, pelo que eu percebi tem muita coisa em comum, como as decorações e as ceias e principalmente a troca de presentes :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  67. Eu adoro curiosidades assim sabe? se todo blog fizesse isso <3
    O que mais gostei foi do parque da Disney hahahah adoro luzes e ter um castelo cheeeio delas seria incrível
    Eu adorei seu blog meu anjo, vou segui-lo para poder acompanhar tudinho <3

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  68. Interessante, e as imagens que inspiradoras <3.
    Gostei de mais*-*

    http://www.youngblood.blog.br/

    ResponderExcluir
  69. Natal é uma época linda , eu adoro =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  70. Uma mesma festa comemorada de várias maneiras, não deixa de ser linda em qualquer lugar!!! Eu AMO essa época do ano ♥

    Beijos,
    www.bloghelenacampos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  71. Que legal, Lady! São culturas muito diferentes mesmo, quem podia imaginar?
    Fiquei com medo do da Áustria, hehehe
    Minha cultura favorita é a italiana, e gostei de ver que é bem parecida com a do Brasil!

    Lady, tem resenhas novas no blog, O Inferno, de Dante Alighieri e O Inferno de Gabriel, de Sylvai Reynard. Espero que goste!

    Beijos
    Fernanda
    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  72. Blogs retribuídos e visitados. ^^

    ResponderExcluir