01 outubro 2017

Livro do momento: Por lugares incríveis

Oi gente!
Mais uma resenha literária aqui no blog e dessa vez, venho compartilhar minha opinião sobre o livro da autora Jennifer Niven - Por lugares incríveis.
Vamos conferir?



Sinopse: "Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver." Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Minha opinião: Deixou a desejar no início, mas depois a história ficou surpreendente!
Demorei horrores para terminar esse livro, porque o início dele é muito chato e confuso. Detesto livros assim, o que me faz ter apatia de continuar a leitura. Mas ao longo da história, começa a ficar legal e logo você percebe o real sentido do livro, que fala sobre o suicídio, tema polêmico, mas que infelizmente, é nossa realidade.


O livro me prendeu a partir do momento em que os personagens Finch e Violet vão fazer o trabalho escolar juntos e quando está quase acabando o trabalho, o menino é expulso da escola, some de casa e deixa pistas que só a Violet consegue decifrar. O final do livro para o Finch é trágico e muito triste, pensei que a autora daria outro desfecho para ele, mas estava enganada. Já o final da Violet fiquei naquela dúvida se ela tirou a própria vida também ou não, já que ela ficou no mesmo local que o Finch foi encontrado morto. Spoiler


Fiquei sentida com a reação da família e da própria Violet sobre o suicídio do Finch. Por mais que seja chocante para muitas pessoas sobre esse tema, gostei demais de o fato da autora abordar isso num livro jovial, já que são inúmeros motivos que levam alguém a tirar a própria vida, e em casos assim, em vez das pessoas ajudarem, acaba auxiliando no fim da pessoa; com bullying, ignorância, estímulos ao suicídio, humilhações, dentre outros. É uma reflexão que a autora deixa para nós, sobre as estatísticas do suicídio ao redor do mundo e quem sabe com esse seu livro, mudar um pouco essa triste realidade para algo melhor. A linguagem do livro não é formal 100%, tem um pouco de gírias já que se trata de um livro com personagens jovens.



Informações: O livro não tem capítulos, é dividido em diálogos e narrativas os dois personagens, possui 225 páginas em PDF e a editora Seguinte.
Baixar em PDF: http://lelivros.bid/book/baixar-livro-por-lugares-incriveis-jennifer-niven-em-pdf-epub-e-mobi/



Vocês já leram esse livro? Comente!


Até a próxima!
Beijos. 


2 comentários:

  1. Parece bom o livro, mas eu sou dessas que se o livro está chato no início, eu paro de ler... não dou continuidade a leitura. Bom que você foi até o fim!
    Adorei o novo layout do seu blog, ficou bem fofo e criativo! Beijos

    http://luceliam2012.blogspot.no

    ResponderExcluir