12 dezembro 2016

Significado das cores na decoração

Oi gente!
Não sou muito de abordar temas de decoração aqui no blog, mas uma vez, vi num blog o significado das cores na decoração e adorei saber que elas também remetem na nossa personalidade até na hora de decorar nosso cantinho ou nossa casa. Por isso compartilho tudo para vocês.
Vamos conferir?


Branco: Essa cor representa paz e tranquilidade. Por ser uma cor neutra, combina e harmoniza qualquer outra decoração; Seja na cozinha, no banheiro, no quarto ou corredores. Além de mesclar facilmente com outras cores, deixando o ambiente aconchegante.


Verde: Representa a natureza, relaxamento, frescor, esperança e paz. Mas, cores escuras podem trazer “cansaço” para o ambiente, por isso, tenha cautela na hora de usar. Essa cor é ideal para ser usada na sala de jantar ou na cozinha.


Vermelho: Cor intensa que chama a atenção por representar calor, aconchego, amor e poder, mas que precisa de cautela na hora da decoração, pois, quando exagerada, pode remeter no ambiente uma irritação ou agressividade; Além de influenciar nas batidas cardíacas, pressão arterial e adrenalina. Mas, ainda sim é possível usar essa cor na decoração, principalmente se combinada com cores neutras na sala, área gourmet e principalmente em móveis de decoração.


Azul: Em tons claros, representa a tranquilidade, delicadeza, pureza e calmaria. Em tons escuros, passa a sensação de seriedade e confiança. Essa cor pode ser usada em qualquer cômodo da casa, inclusive no quarto. Tons claros é uma ótima opção para decorar quartos de bebês masculinos, por ser uma cor muito suave, delicada e muito fofa.


Amarelo: Representa a felicidade, alegria, poder, otimismo e descontração. Tons mais claros traz harmonia no ambiente e tons mais escuros se combinados com o preto, branco ou cinza, deixa o ambiente muito mais moderno. Caem muito bem na decoração de salas, áreas livres e corredores.


Rosa: Representa delicadeza, feminilidade, calma, paz, alegria e romance. É uma cor que só precisa de pequenos cuidados na hora de decorar, pois, se usada exageradamente, remete num ambiente enjoativo e agressivo. Tons mais escuros são ideais usar combinando com cores claras e neutras, podendo ser usadas na sala, cozinha, corredores, área livre e objetos de decoração. O tom mais claro é uma cor que cai muito bem para decorar quartos femininos.


Marrom: Representa a sutileza, sofisticação, estabilidade, aconchego, conforto e por ser uma cor sóbria combina perfeitamente com tons neutros como branco e bege. Todas as suas tonalidades combinam com o ambiente e se usadas da forma certa, deixa o ambiente deslumbrante. Combinam na decoração de salas, quartos e escritórios.


Laranja: Representa a coragem, intelecto e mental. Usada em menos evidência na decoração, transmite a criatividade e comunicação. Se usada exageradamente, transmite conflitos e brigas. É uma cor que pode ser usada sala de visitas, sala de jantar e na cozinha.


Lilás: Cor que trás paz, tranquilidade e sossego. Tons mais claros favorecem ao romance e tons mais escuros à meditação e espiritualidade. Esse tom tem efeito purificador, sendo capaz de transformar energias negativas em positivas, porém, se usada em exagero, causa depressão e ansiedade.


Preto: É uma cor muito chique, mas que precisa de cautela na hora de usá-lo. Esse tom precisa de complemento com outras cores para ter harmonia e equilíbrio, Se usada exageradamente, trás ao ambiente sensação de angústia, escuridão, tristeza e depressão.



Qual a sua cor ou decoração favoritas? Comente!



Até a próxima!
Beijos. 


19 comentários:

  1. Muito bacana o post Leidi! Não sabia desses significados, muito bom saber e agora na decoração!
    ♡ Blog da Ju ♡
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Amo branco na decoração, e amarelo estou aprendendo a amar também, cores maravilhosas e os significados também <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  3. Já sabia destes significados! acho que dependendo da cor além de deixar o ambiente maravilhoso ainda traz "uma bela mensagem"! olha só <3
    a minha predileta é o branco, amo este tom mais de paz!

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  4. Adorei os significados!
    PS: amo branco com detalhes amarelos ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar que as cores te significados, mas não sabia que elas também causavam sensações. Muito interessante.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Adorei todos! Quero brincar de casinha só pra ter todas essas decorações rs
    Mesmo não sendo fã da cor amarela, não é que ela ficou linda como decoração? :O
    Na minha casa vai só ter cores bem clarinhas, sabe? Pra deixar tudo bem iluminado hihi

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
  7. De todas as cores que existem AZUL é a minha preferida e seu significado explica bem o motivo disso! #Fato hahaha

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  8. Algumas eu não sabia amiga..
    Aqui na casa nova é tudo branco e estamos colorindo com objetos, ou móveis.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Legal essas dicas, algumas cores quando exageradas na decoração, não fica legal.
    Beijos.
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  10. Amarelo e rosa *-* que fofura, amei , significados fofos! Beijos ♡ floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu e meu marido não somos nada minimalistas, por isso antes de nos mudarmos para o nosso apartamento a gente pintou ele por inteiro. A cor que predomina aonde não tem azulejo é o Palha, uma cor bege bem clarinha, mas na sala tem uma parede vermelha e nosso quarto tem uma parede cor Goiaba e o resto é um laranja bem sútil. A gente gosto de cor e decoração, por isso estamos querendo mudar a cor da parede vermelha, eu AMEI o significado da cor azul e da marrom na decoração, seu post foi de grande ajuda ;)
    Beeeijoo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Lady,

    Adorei as dicas e gostei muito de saber a respeito da cor amarelo!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que post mais fofinho <3
    Saber o significado das cores na hora da decoração é importantíssimo!

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Leidiana, tudo bem?

    Não conhecia o significado das cores em uma decoração e adorei saber. Sou apaixonada por decorações brancas, marrons e lilás, são maravilhosas e encatadoras. Depois de saber o significado amo ainda mais hahaha

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  15. Adoreii! Meu quarto é azul turquesa! Amoo!! <3

    http://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer o significado de cada cor da decoração. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir